"Pai" dos videojogos morre aos 92 anos
  • há 9 anos
O nome de Ralph Baer pode não dizer muito, mas a verdade é que este norte-americano de origem alemã, que morreu no sábado aos 92 anos, foi o inventor daquela que é, atualmente, a maior indústria de entretenimento do mundo: os videojogos.

Baer criou a primeira consola de jogos do mundo, a Magnavox Odyssey, que começou a ser comercializada em 1972, depois de um primeiro protótipo criado ainda nos anos 60.

Foi o início de uma revolução que trouxe o mundo dos jogos de vídeo das salas de jogos para as nossas casas. Os episódios seguintes já conhecemos, com as consolas e computadores populares nos anos 80, como o Atari ou o ZX Spectrum, até às consolas dos dias de hoje, como a Playstation, da Sony, ou a Wii, da Nintendo.

Nascido de uma família judia alemã, Baer refugiou-se nos Estados Unidos antes da Segunda Guerra Mundial e trabalhou sempre no desenvolvimento de equipamento eletrónico.

Além das consolas de jogos, Baer foi também o criador do Simon, um jogo de reatividade criado nos anos 70, popular até aos dias de hoje.
Recomendado