Fincantieri em posição privilegiada para adquirir estaleiro naval francês

  • há 7 anos
A empresa Fincantieri, controlada pelo Estado italiano, está em posição privilegiada para adquirir os estaleiros navais franceses de Sain-Nazaire, cuja propriedade pertence em 33 por cento ao estado gaulês e a maioria ao conglomerado STX, da Coreia do Sul.

Com o STX na falência, a estrutura de construção naval localizada na costa atlântica francesa, a ocidente de Nantes, está à venda e, esta terça-feira, um tribunal de Seul anunciou a Fincantieri como a candidata favorita para adquirir os estaleiros franceses. Os italianos terão sido, aliás, os únicos interessados na aquisição.

Fincantieri’s bid for STX France approved by South Korean court https://t.co/MsYxaVREpN— Reuters Business (@ReutersBiz) 3 de janeiro de 2017

Contudo, em ano de Presidenciais em França e numa altura de ascensão de políticas protecionistas pela Europa, o governo gaulês pode ter ainda uma palavra a dizer sobre a eventual passagem de uma empresa rentável sediada em França para as mãos do Estado italiano.

O que parece certo é que a França não pretende abdicar da participação que detém nos estaleiros, havendo a dúvida se poderá eventualmente tentar reforçar a posição, enquanto a Fincantieri, líder europeu do setor, pretende reforçar a posição e, com a estrutura de Sain-Nazaire, criar a congénere naval da Airbus.