F1 2021 COM CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO: SPRINT QUALIFYING É BOM? | GP às 10

  • há 3 anos
F1 2021 COM CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO: SPRINT QUALIFYING É BOM? | GP às 10

Há muitos anos, a Fórmula 1 discute uma maneira de tornar as corridas mais imprevisíveis. E se isso é mais difícil de acontecer por meio dos regulamentos, especialmente devido ao poder de fogo das principais equipes e também na criatividade dos engenheiros, o jeito mais fácil seria o de mexer no formato da classificação – algo que já está na pauta do Mundial também há muitas temporadas, mas sem sucesso. Agora, no entanto, diante da chefia de Stefano Domenicali, existe uma vontade concreta de mudar a maneira como as posições do grid são definidas. Não foi fácil chegar a um denominador comum, mas o comando da maior das categorias do esporte parece ter alcançado um entendimento.

O plano é usar três etapas da temporada 2021 para tentar as chamadas corridas de classificação. A ideia é que, na sexta-feira, haja um primeiro treino livre e uma classificação tradicional. Na manhã de sábado, acontece a prova de 100 km, sendo que o grid é formado pela sessão normal do dia anterior. O resultado dessa corrida ordena as posições para o GP de domingo. O objetivo é que essa prova adicional também tenha uma pontuação, para os três primeiros apenas.

As equipes demonstraram preocupação com os testes deste formato, porque temem um gasto excessivo. Mas o Liberty Media deve promover uma compensação financeira.

A Fórmula 1 pretende testar esse modelo nos GPs da Inglaterra, em Silverstone, na Itália, em Monza, e no Brasil, em Interlagos. Por isso, o GP às 10 desta quinta-feira (8), com Victor Martins e Evelyn Guimarães, debate a ousada ideia do Mundial e suas implicações para o campeonato.

Recomendado